Todos esses que aí estão Atravancando o meu caminho Eles passarão Eu passarinho

Wednesday, December 21, 2005


ESSE FILME EU JÁ VI

Eu tenho uma mania que não consigo perder.Assistir o mesmo filme várias vezes sem cansar e sem enjoar.Não preciso dizer que sou adepto a filosofia ´´filme sim,cinema nunca``.Também pudera,não tenho o costume de visitar as salas de cinema,coisa que faço raríssimas vezes.Para mim,nada mais louvável e interessante que a possibilidade de levar o filme para casa,ver e rever,pausar para ir ao banheiro ou beber água ou preparar um lanchinho,voltar o dvd ou a fita para determinada cena que não entendi direito ou que eu gostei muito e preciso rever,parar de assistir para dormir quando já estiver com sono e continuar vendo de onde parou na noite seguinte,essas vantagens que só o aparelho de vídeo ou dvd podem oferecer.Além disso acho que não se deve assistir a um filme por apenas uma vez.Acho muito pouco.Muitos detalhes de uma produção que levou meses e meses para ser finalizada e que se gastou muito dinheiro são perdidas da concepção do espectador que não conseguem absorve-las ao passar os olhos pelo filme uma única vez.É muito interessante para mim o privilegio e o lucro de poder ver,rever e contestar fato a fato de cada filme,analisar o porque da escolha do diretor para que as ações fossem dadas desse jeito,como seria melhor que fosse,essas coisas.Cada vez que vejo um filme vou descobrindo detalhes que não tinha percebido pela primeira vez que vi e que dessa vez soam como novos,vou me adentrando cada vez mais na história e ela vai se tornando cada vez mais linear para mim,mais coerente,vou tendo novas visões sobre o filme,interpretando de novos significados,e percebendo que filmes não envelhecem,e que sempre vão permanecer novos e atuais dependendo do dia e do momento em que o assisto.As vezes uma mesma produção pode te fazer rir,mas em outros momentos pode te fazer até chorar.
Mas o que eu acho bonito mesmo(aliás,bonito pra caralho)é envelhecer com o filme.Antes que me pergunte´´peraí Gil,como assim envelhecer com o filme?``calma,eu explico.Bom,você pode ter assistido a um determinado filme quando era bastante jovem,e que esse filme na primeira vez que o assistiu te emocionou profundamente,o fazendo sonhar com as ações,com os atos heróicos de personagem central,e que por anos e anos passou a te-lo como ídolo,como seu alter ego,mas que agora,depois de muito tempo,tudo passa a ser diferente.Não passou a gosta-lo menos,mas sua visão mudou.Na sua(sei lá,centésima vez)que assistir ao filme,você já não se consideraria mais na pele de seu querido personagem,nem gostaria mais,pois muita coisa já mudou em sua vida,sua cabeça já mudou também,e você começa a ver seu antes alter ego como um passado seu,como alguém que o tornou no que você é agora.Seu carinho por esse personagem se torna agora como um carinho de pai para filho.E você vê que esse personagem é importante mesmo,pois seu carinho por ele resistiu por tanto tempo e que agora é irreversível.E você vai sempre ve-lo na tela,ele nunca vai envelhecer como você,mesmo que o ator agora seja um avô,ou que já esteja até mesmo morto.O bom é o registro de seu personagem e de suas ações que tanto mudou sua vida continua intocável,indestrutivel,e conquistando novas gerações.E seus filhos vão poder ve-lo,e conhecer a figura heróica que tanto influenciou as atitudes,os atos e os pensamentos de seu antecessor.

Não é papo de nerd.Falo de coração.

0 Comments:

Post a Comment

<< Home